Bateria

INGRID
BAHIA

INGRID BAHIA é baterista e produtora cultural com atuação no cenário independente desde a adolescência. 

Ingrid Iniciou sua trajetória na Bahia com a banda autoral Garboso, com a qual lançou três discos. Desde 2018, está inserida na cena musical de Anápolis (GO), participando de gravações e apresentações ao lado de diferentes artistas. Atualmente, integra os projetos Pop Fun Jazz Trio, Amanda Canto Violado e Remobília (ex-Móveis Coloniais de Acaju), com circulação recente pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Além da atuação como instrumentista, trabalha na produção de festivais e eventos culturais, com experiência em diferentes etapas da cadeia produtiva da música. Em 2024, esteve à frente da produção do Circuito Anapolino de Música, que reuniu o 9º Festival de Viola, o 35º ENCOA e o 11º FAMU, realizados ao longo de dez dias em praça pública. No Distrito Federal, integrou a equipe de produção do Festival Música Transforma, evento de música instrumental realizado ao longo de duas semanas, com apresentações de diferentes portes e ações sociais em Brasília e região. Também participou da equipe do 3º Expressão Cultural, festival de artes integradas com música autoral e diversas linguagens artísticas, e do 10º Festival Anapolino de Música (FAMU), que contou com mostra competitiva, programação formativa e transmissão ao vivo.

Como idealizadora, desenvolve e produz projetos que articulam música, formação artística e educação pública. É idealizadora do curso Razões da Música, voltado para jovens da periferia e já realizado em quatro edições, além do FeirArt: Oficinas de Profissões Artísticas com duas edições concluídas. Em 2022, lançou o livro infantil interativo Razões da Música, distribuído em todas as unidades escolares da rede pública municipal de Anápolis/GO.

Formada em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC), atuou como professora por 15 anos nos estados da Bahia, São Paulo e Goiás, em diferentes níveis de ensino, incluindo a Universidade Federal da Bahia em Salvador. A formação acadêmica, aliada à experiência em educação e matemática, possibilitou o desenvolvimento de habilidades como análise crítica, organização, articulação de ideias, execução de projetos e integração entre saberes teóricos e práticos, em diálogo com os contextos sociais, políticos e culturais nos quais esses projetos se inserem.

Feirart: Oficinas de Profissões Artísticas